Código de Ética


Código de Ética

Sumário 

  • OBJETIVO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
  • DOS VALORES E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
  • VISÃO, MISSÃO E VALORES
  • INTEGRIDADE E RESPEITO ÀS LEIS
  • PROTEÇÃO AOS BENS DA EMPRESA
  • SISTEMAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
  • CANAL DE ÉTICA
  • RELAÇÕES COM CLIENTES
  • RELAÇÕES COM AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS
  • RELAÇÕES COM OS COLABORADORES
  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
  • INFRAÇÕES E PENALIDADES
  • VIGÊNCIA
  • GUIA PRÁTICO PARA TOMADAS DE DECISÕES ÉTICAS

Introdução

A Energias tem plena consciência de que, para manter-se no mercado como uma empresa sólida e confiável, que busca seus resultados a partir de uma atuação justa, transparente e legal é necessário que seus Colaboradores compartilhem dos mesmos princípios éticos e atuem segundo valores e objetivos comuns.

Para tanto, o propósito base deste código de ética é, dentro de um padrão estudado e pré-estabelecido, otimizar os recursos materiais e humanos existentes e promover condições indispensáveis à harmonia dos colaboradores, dos nossos parceiros internos, dos parceiros externos e dos clientes, buscando alcançar um elevado grau de satisfação através da competência profissional, da eficiência, do entusiasmo e da polidez.

Para a Energias, um relacionamento pautado em confiança com seus colaboradores, parceiros, clientes e comunidade, está diretamente relacionado aos nossos compromissos e responsabilidades. Esta responsabilidade, é expressa pelo nosso Código de Ética, que é elaborado e revisado constantemente em torno das normas que refletem a nossa missão, cultura e valores, focando sempre na integridade, honestidade e transparência.

O Código não contém todas as respostas. É um instrumento para facilitá-lo na adoção da conduta apropriada no exercício profissional. Também não substitui nosso dever de utilizar o bom senso e solicitar a opinião de outros colaboradores sobre a melhor conduta a ser praticada.

Objetivo do Código de Ética e Conduta 

O Código de Ética e Conduta da Energias reflete nossa ética e cultura organizacional e deve orientar a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores (diretos, temporários e prestadores de serviço), no que diz respeito aos relacionamentos internos, com colegas de trabalho e externos, diretores, parceiros, agentes públicos, fornecedores e clientes, sendo seu cumprimento obrigatório.

“A ética é uma disciplina composta de ações e regras destinadas a garantir que nos comportemos corretamente em determinado ambiente.”

O Código de Ética e Conduta da Energias reflete nossa ética e cultura organizacional e deve orientar a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores (diretos, temporários e prestadores de serviço), no que diz respeito aos relacionamentos internos, com colegas de trabalho e externos, diretores, parceiros, agentes públicos, fornecedores e clientes, sendo seu cumprimento obrigatório.

“A ética é uma disciplina composta de ações e regras destinadas a garantir que nos comportemos corretamente em determinado ambiente.”

Estes princípios abrangem:

– Os componentes fundamentais da nossa cultura corporativa e nossos Valores

– Respeito pela legislação do país.

– Compromisso com os colaboradores e com a Sustentabilidade

Dos Valores e Princípios Fundamentais 

A Energias pauta as suas ações pela ética, transparência e confiança mútua, fruto de um importante investimento na valorização das pessoas. Os princípios morais de seus fundadores e sua obsessão por excelência, garantem uma atuação íntegra, séria, responsável e que se traduz em resultados duradouros para seus clientes, colaboradores e acionistas.

Missão, Visão e Valores 

VISÃO

Se perpetuar como referência no mercado de ESCOs, buscando uma continua evolução com o intuito de superar as expectativas dos nossos parceiros. Criando assim, um relacionamento fiel, pautado em confiança e resultado.

MISSÃO

Através de um distinto formato de atuação, a Energias busca apresentar opções de contratação de serviços que somados a um trabalho de gerenciamento personalizado, resultam em um maior ganho econômico à operação.

VALORES

Entregar sustentabilidade ao setor de energia, dando acesso principalmente a contratos de eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento às unidades consumidoras presentes nos quatros submercados do território nacional.

Integridade e Respeito às Leis 

A Energias, na condução do seu negócio, obedece às leis vigentes, respeita a livre concorrência e o meio ambiente, repudia qualquer prática discriminatória e preconceituosa, a exploração de mão de obra infantil, o trabalho escravo ou degradante e a corrupção em todas mas suas formas, inclusive na sua relação com fornecedores e parceiros.

Proteção aos Bens da Empresa 

Cada colaborador é responsável pela correta utilização e pela proteção dos bens e recursos da empresa. Esses ativos devem ser utilizados para o fim pretendido ou profissional, nas condições estipuladas. Cabe a cada colaborador proteger esses ativos contra danos, deterioração, fraude, perda ou roubo.

Uso do Correio Eletrônico 

A Energias se reserva ao direito de, em qualquer tempo, monitorar, auditar ou fazer cópias de segurança de qualquer informação ou conteúdo armazenado em ativos de sua propriedade ou que trafegue em sua rede.

Sistema de Segurança da Informação 

Os colaboradores devem usar os equipamentos da empresa, bem como as ferramentas de trabalho (softwares, rede, etc) para fins profissionais. O uso para fins pessoais é tolerado, desde que se mantenha o bom senso e não interrompa quaisquer atividades profissionais. Cada colaborador é responsável pelos equipamentos e ferramentas colocados à sua disposição. Eles também devem proteger a confidencialidade de qualquer informação profissional em sua posse.

Canal de Ética 

Qualquer sinal, postura ou comportamento incompatível com nosso Código de Ética devem ser reportados. Isso pode ser feito diretamente ao seu gestor direto, ou por meio do CANAL DE ÉTICA através do e-mail: etica@energias.com.br. Neste canal, nossos colaboradores assim como público externo podem comunicar, de forma segura e confidencial, indícios que possam representar uma violação deste Código de Ética, das políticas, diretrizes, procedimentos internos ou da legislação permanente.

Relações com Clientes 

Nossos esforços precisam estar direcionados para satisfação do Cliente. Portanto, é princípio básico dos Colaboradores da Energias servir ao Cliente, com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com pleno respeito às leis e regulamentos do nosso País.

Ciente das suas responsabilidades com as gerações presentes e futuras, a Energias desenvolve suas atividades e traça seus objetivos alinhada com princípios do desenvolvimento sustentável.

Entendendo seu papel frente aos seus clientes, na orientação quanto à contratação de serviços de eficiência energética, e o consequente impacto nas emissões e o impacto das suas próprias atividades comerciais, preocupa-se em buscar a máxima orientação para que as fontes renováveis sejam preponderantes.

A Energias em seu planejamento comercial incentiva a investigação e a inovação para desenvolver os conhecimentos relativos a qualidade e segurança, reutilização e reciclagem dos materiais, preservação dos recursos naturais, assim como à redução dos impactos negativos. O uso por exemplo de sistemas de vídeo conferência, permite reuniões de rotina com os clientes, evitando intensos deslocamentos por avião e automóveis e seu consequente impacto na atmosfera.

Relações com Agentes Públicos e Privados 

É vedado a todos os colaboradores da Energias:

– Financiar, custear ou de qualquer forma patrocinar a prática de atos ilícitos;

– Oferecer, prometer, conceder, autorizar, aceitar ou receber, direta ou indiretamente, qualquer tipo de vantagem, pagamento, presente ou entretenimento que: conflite com as orientações da Energias ou possa ser interpretado como vantagem indevida, propina, suborno ou pagamento em virtude da infração de qualquer lei, incluindo pagamentos impróprios e/ou ilícitos a um agente público, privado ou do terceiro setor;

BRINDES: destinam-se a Clientes, Fornecedores e demais pessoas de relacionamento profissional dos Integrantes da Energias. Não devem constituir-se em forma de presentear, retribuir ou prestar satisfação de relacionamento estritamente pessoal. Entende-se por Brinde todo item de valor modesto que pode ser distribuído para atender às funções estratégicas de lembrança da marca e/ou agradecimento, como por exemplo, canetas, cadernos e agendas.

Relações com Colaboradores 

IGUALDADE: Não se admite na Energias qualquer preconceito ou discriminação das pessoas, seja em razão de raça, cor, nacionalidade, origem, religião, sexo, preferência sexual, classe social, estado civil, idade, peso, altura, deficiência física ou outras características pessoais.

AMBIENTE DE TRABALHO: A Energias espera cordialidade no trato, confiança, respeito e uma conduta digna e honesta nas relações entre seus Integrantes, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função. Todos os Líderes na Energias devem garantir aos seus Liderados um ambiente de trabalho livre de insinuações ou restrições de qualquer natureza, para evitar possíveis constrangimentos pessoais. Não se admite o uso da posição de Líder para solicitar favores ou serviços pessoais aos Liderados. Também não são tolerados ameaças ou assédios de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando, com relação às mulheres.

Segurança da Informação 

O uso de informações classificadas como confidenciais deve ser exclusivamente para fins profissionais, sendo proibido utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros com a finalidade diversa daquela para a qual a informação foi divulgada/recebida.

O sigilo das informações é exigido de todos nós da Energias durante e após a vigência do contrato que estabelecer o vínculo com a Energias.

Todo o conhecimento gerado nas atividades dos colaboradores da Energias é de propriedade intelectual da empresa. É terminantemente proibida a utilização de qualquer pirataria (softwares, aplicativos etc.) e é fundamental a manutenção assim como deixar sempre habilitadas todas as ferramentas de segurança implementadas pelo suporte de informática da empresa.

Entendemos que informações confidenciais devem são de extrema importância, por isso, temos que tratar as mesmas com sigilo absoluto sobre qualquer tipo de fato ou conhecimento considerados estratégicos, como relatórios, nomes de parceiros ou clientes (mesmo os potenciais), propostas, projetos, informações financeiras e mercadológicas, definições técnicas e operacionais etc. O uso de informações confidenciais para fins particulares ou contrários aos interesses da Energias, assim como o seu repasse a qualquer outra pessoa, é ilegal.

Infrações e Penalidades 

O descumprimento deste Código implicará penalidades de acordo com a gravidade do fato, podendo ser aplicada advertência, suspensão ou rescisão contratual.

Qualquer pessoa que constatar qualquer prática ou ato que sejam contrários aos estabelecidos neste Código de Conduta deverá comunicar o ocorrido ao seu gestor, que, por sua vez, tem a obrigação de reportar o fato ao Canal de Ética.

Vigência 

O Código de Conduta entra em vigor a partir de sua divulgação, sem previsão para término.

Em relação a seu conteúdo, estão previstas revisões sistemáticas, podendo haver alterações a qualquer tempo, conforme a necessidade.

Qualquer alteração do Código será comunicada a todos os Colaboradores da Energias.


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