Eficiência Energética no DAE Santo Antônio de Posse


DAE Santo Antônio de Posse

Em 2021 a ESCO Energias, contratada pela NeoEnergia, concluiu o Projeto de Eficiência energética na Diretoria de Água e Esgoto (DAE), pertencente a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse.

Criado em julho de 2018, da Diretoria de Água e Esgoto (DAE) é uma entidade autárquica responsável pelo abastecimento de água e saneamento do município de Santo Antônio de Posse. Entre residências, comércios, indústrias, espaços públicos, entidades e imóveis sociais, o SAAEP atende 7.046 imóveis com abastecimento de água e 6.348 com serviço de esgotamento sanitário. O SAAEP conta ainda com uma ETA e uma ETE.

No Sistema de Distribuição ETA para o bairro Maria Elena foram substituidas as 3 moto-bombas existentes por um conjunto moto-bomba Marca EBARA e motor marca WEG.

Complementando a ação de eficiência energética, foi instalado um novo painel de acionamento com Inversor de Frequência de 30cv – 88A – 220v operando em malha fechada e controlando a pressão da rede de distribuição através de um sensor a ser instalado no recalque.

Os painéis de acionamento possuem portas de comunicação MODBUS que estão interligadas com um sistema de telemetria e controle do Centro de Operação e Controle implementado na ETA, que também recebe as vazões de água bruta e os níveis dos reservatórios existentes neste local.

No Supervisório, foi elaborado, para cada bomba, um painel de comando, composto por quatro LEDs, que indicam os alarmes da Fase, Sobre Carga, Tempo de Descanso, Água e os botões Ligado/Desligado sendo possível controlar o funcionamento da bomba em tempo real e na tabela é possível visualizar os dados em tempo real

Resultados DAE Santo Antônio de Posse

Dados Gerais:

– Quantidade Total de Sistemas Motrizes Eficientizados = 5 sistemas

– Potência Média dos Sistemas Motrizes Originais= 6.927 kWh/dia

– Potência Média dos Sistemas Motrizes Novas = 5.097,60 kWh/dia

– Redução Média de Potência = 1.829,40 kWh/dia

Redução de Demanda na Ponta:

– Redução de Potência na Ponta = 100,86 kW

Energia Economizada:

Energia Economizada Anualmente = 667,72 MWh/ano

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *