Eficiência no SAE Vargem Grande do Sul


Em 2021 a ESCO Energias, contratada pela NeoEnergia, concluiu o Projeto de Eficiência energética no Serviço Autônomo de Água e Esgoto Município de Vargem Grande do Sul.

O Sistema de Abastecimento de Água de Vargem Grande do Sul, operado pelo SAE, é abastecido por manancial de superfície, sua captação é realizada em barragem no Rio Verde, conta com uma estação elevatória de água bruta e uma ETA.

As características gerais do sistema de Vargem Grande do Sul são: Índice de Atendimento urbano de Água- 100%, Extensão de Rede de Água 255,0 km, Volume Anual Produzido 2.984.000 m³, a quantidade de ligações ativas de água 12.855 (SNIS 2010)..

No Sistema de Reservação e Distribuição  de Água da Sede foram instalados 8 (oito) novos paineis de acionamento com Inversores de Frequencia, operando em malha fechada e controlando a pressão da rede de distribuição através de sensores transmissores de pressão instalados nos respectivos recalques.

Os painéis de acionamento possuem portas de comunicação MODBUS que estão interligadas com um sistema de telemetria e controle do Centro de Operação e Controle implementado na Sede do SAE que também recebe os níveis dos reservatórios existentes neste local.

No Supervisório, foi elaborado, para cada bomba, um painel de comando composto de quatro LEDs, que indicam os alarmes da Fase, Sobre Carga, Tempo de Descanso, Água e os botões Ligado/Desligado.

Resultados SAE Vargem Grande do Sul

Dados Gerais:

– Quantidade Total de Sistemas Motrizes Eficientizados = 10 sistemas

– Potência Média dos Sistemas Motrizes Originais= 6.503,30 kWh/dia

– Potência Média dos Sistemas Motrizes Novas = 3.936,10 kWh/dia

– Redução Média de Potência = 2.567,20 kWh/dia

Redução de Demanda na Ponta:

– Redução de Potência na Ponta = 154,65 kW

Energia Economizada:

Energia Economizada Anualmente = 936,93 MWh/ano

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *