A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, inaugura hoje o primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no País. A operação consiste na disponibilização de drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de Distribuição e Transmissão da Companhia no Espírito Santo. O primeiro voo operacional da Empresa acontece no Aeroclube do Espírito Santo, em Vila Velha.

Regularizado pela Aneel, o projeto SIAD-AERO (Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia) é composto por plataforma integrada com uma série de sensores embarcados em drones com asas fixas e rotativas. Essa tecnologia será responsável por gerar e processar imagens das redes para identificar possíveis anomalias existentes no sistema elétrico. Após as análises, as unidades móveis de apoio da EDP estarão aptas para extrair os dados das câmeras.

Por meio de algoritmos com uso de inteligência artificial, os drones poderão também diagnosticar com agilidade e precisão o melhor plano de manutenção das subestações e redes, otimizando o tempo do operador e minimizando os riscos das atividades de campo.

https://www.edp.com.br/noticias/edp-inaugura-projeto-inedito-de-monitoramento-de-redes-eletricas-por-drones