Os Primeiros metros quadrados devem ser do aquecedor solar de água

A aposta no aquecimento solar de água não é algo novo. No entanto, tem tudo para figurar entre as principais soluções renováveis de eficiência energética, uma vez que é o único a permitir o armazenamento de energia. Quem faz a observação é o presidente da ESCO Energias, Alexandre Sedlacek Moana.

Ele argumenta que a tecnologia é de fabricação 100% nacional e a única maneira de ter a energia no horário em que ela realmente importa. O sistema interligado nacional (SIN), em determinados períodos, carece de potência elétrica, logo, existem horários em que a energia sobra. É aí que entra a energia solar térmica com a vantagem da acumulação em forma de água quente, explica.

Outro fator peculiar ao Brasil é o uso do chuveiro elétrico, que não existe em outros países, ou seja, a economia com o uso do aquecedor solar de água é expressivo. “O aproveitamento de um centímetro quadrado de um coletor solar em relação a outras tecnologias é quatro vezes maior. O que eu tenho é um espaço restrito no telhado das residências, onde a parte relativa ao consumo de água quente, ou água sanitária, falando tecnicamente, é muitas vezes mais vantajosa.”

Em função de algumas leis e regulações atuais que permitem armazenar a energia de graça no SIN, o aquecimento solar térmico ainda não evidencia suas vantagens de forma tão clara. “Mas é uma tendência de mudança imediata que está acontecendo.

Acredito que o aquecedor solar não só como uma posição tecnológica muito boa, mas a partir do momento do reajuste das regulações, conseguirá mostrar quem realmente tem a vantagem de forma mais expressiva. Este será o momento da transparência, no qual as pessoas vão reconhecer a real importância do aquecimento solar de água, tecnologia testada e aprovada no Brasil há mais de 40 anos e que vem se modernizando ao longo desse período.”  Alexandre Moana cita como exemplo um telhado típico de uma casa. “Se temos 10 ou 20 metros quadrados disponíveis, os primeiros metros quadrados inseridos para o aquecedor solar para o chuveiro são a opção mais inteligente do que simplesmente colocar 20 metros com outra tecnologia, já que tenho um espaço melhor aproveitado com capacidade quatro vezes maior de assimilação energética e ainda com acumulação que regulariza o sistema elétrico nacional. Talvez não seja tanto uma mudança de legislação, mas um trabalho de informação técnica eficiente, que mostre a importância da tecnologia para o consumidor.”

Nos anos 70 e 80, 85% da energia brasileira era proveniente de matriz hidráulica, limpa e renovável, em que foi amplamente incentivado o uso da energia elétrica, inclusive para o aquecimento de água, conforme dito anteriormente. No decorrer do tempo, a capacidade de produzir energia a partir de hidrelétricas foi se reduzindo, porque há um limite pra se alterar o curso dos rios, armazenagens em lagos, bem como todos os impactos sociais e ambientais provocados pela construção de novas usinas hidrelétricas, a exemplo do que ocorreu em Belo Monte. O país começou a precisar de termelétricas para enfrentar a variação de chuvas, a redução de oportunidades advindas de outras fontes e, principalmente a necessidade de modular a potência.

Em função de tudo isso, o aquecedor solar de água permite que a modulação do sistema nacional seja mais eficiente. “Ele continua sendo importante porque atinge o setor residencial de forma intensa, sem contar os benefícios no setor industrial, principalmente para o pré-aquecimento de processos, informação que não é muito disseminada.
Talvez seja a hora de fazer uma força tarefa sobre as possibilidades dos sistemas térmicos industriais receberem pré-aquecimento através do aquecedor solar de água, especialmente em nichos específicos de atuação, onde teríamos ganhos expressivos em eficiência energética.”